Estátua representa a Batalha de Guaxenduba, quando um exército chefiado por Jerônimo de Albuquerque venceu e expulsou os franceses em 19 de novembro de 1614
Para a pesquisadora Maria de Lourdes Lacroix, que também está participando dos debates realizados no simpósio, a Batalha de Guaxenduba só vem demonstrar a importância do ato heroico de nossos antepassados para o bem do nosso próprio país."Se a batalha não tivesse a vitória portuguesa talvez nós não fôssemos brasileiros. O Brasil seria menos do Ceará ao Amazonas. Não seria esse país continental que nós nos orgulhamos", disse.Batalha de Guaxenduba, Maranhão
A Batalha de Guaxenduba, que terminou com a vitória de Jerônimo de Albuquerque à frente das tropas portuguesas, quando expulsaram os franceses do Maranhão.
A Batalha de Guaxenduba, que terminou com a vitória de Jerônimo de Albuquerque à frente das tropas portuguesas, quando expulsaram os franceses do Maranhão.
Para a pesquisadora Maria de Lourdes Lacroix, que também está participando dos debates realizados no simpósio, a Batalha de Guaxenduba só vem demonstrar a importância do ato heroico de nossos antepassados para o bem do nosso próprio país."Se a batalha não tivesse a vitória portuguesa talvez nós não fôssemos brasileiros. O Brasil seria menos do Ceará ao Amazonas. Não seria esse país continental que nós nos orgulhamos", disse.
GUAXENDUBA
A Batalha de Guaxenduba foi um confronto militar ocorrido em 19 de novembro de 1614 onde hoje se localiza a cidade de Icatu, no estado do Maranhão, no Brasil, entre forças portuguesas e tabajaras, de um lado, e francesas e tupinambás, de outro.
A batalha foi um importante passo dado pelos portugueses para a expulsão definitiva dos franceses do Maranhão, a qual viria a ocorrer em 4 de novembro de 1615. A expulsão dos franceses possibilitou que grande parte da Amazônia passasse para domínio português e, posteriormente, brasileiro.
Em 1555, os franceses tentaram estabelecer uma colônia no Rio de Janeiro, a França Antártica, que foi extinta em 1560.
Em 1612, com o apoio dos indígenas locais, os franceses novamente tentam estabelecer uma colônia no território pertencente a Portugal: em 8 de setembro, foi fundada a povoação de Saint Louis e iniciada a construção do Forte de São Luís do Maranhão.
Ciente da presença dos franceses ao norte da capitania do Maranhão, Gaspar de Souza envia tropas de Pernambuco.
Em 23 de agosto de 1614, Diogo de Campos parte do Recife com 300 homens e, no Rio Grande do Norte, se junta a Jerônimo de Albuquerque, que leva consigo um grande contingente de indígenas.
A expedição portuguesa com 500 homens liderados pelo capitão-mor Jerônimo de Albuquerque acampa na barra do rio Perejá (Periá) com a intenção de buscar um local para edificar uma fortificação, enfrentando falta de alimentos e de água de qualidade.
Um grupo de 14 exploradores portugueses descobre um local adequado para a construção de um forte, e a expedição novamente zarpa em 2 de outubro de 1614. Em 26 de outubro, chegam a uma área chamada de Guaxindubá pelos indígenas, na margem direita da Baía de São José, entre muitas ilhas e canais estreitos. Ali, sob a orientação do engenheiro Francisco Frias de Mesquita é construída uma fortificação de forma hexagonal à qual é dado o nome de Forte de Santa Maria,10 a cerca de 20 km da atual sede do município de Icatu.
Estátua
Uma estátua representa a Batalha de Guaxenduba, quando um exército chefiado por Jerônimo de Albuquerque venceu e expulsou os franceses em 19 de novembro de 1614.
Segunda a tradição no fragor da luta entre os soldados luso-brasileiros e os invasores franceses, uma Senhora diáfana e radiosa apareceu como por encanto entre as fileiras de nossos ancestrais. À medida que as percorria ia incentivando os combatentes à luta. Quando faltava munição, apanhava areia da praia e a oferecia aos soldados, já transformada em pólvora, para que recarregassem suas armas.
Era Nossa Senhora da Vitória.
Fontes: Wikimapia e Trabalhos Feitos
A BATALHA DE Guaxanduba representa uma das maiores página da história do Brasil, pena que não seja tão conhecida nos meios culturais do nosso país, talves por que o grande herói da mesma seja um nordestino, o comandante Jerônimo de Albuquerque Maranhão
ResponderExcluirA BATALHA DE Guaxanduba representa uma das maiores página da história do Brasil, pena que não seja tão conhecida nos meios culturais do nosso país, talves por que o grande herói da mesma seja um nordestino, o comandante Jerônimo de Albuquerque Maranhão
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirParabéns pelo conteúdo, adorei!
ResponderExcluirMuito bom... Fui bastante ajudado.
ResponderExcluir